Não Consigo Dormir – 5 Maiores Erros

 

Não estou conseguindo dormir

 

São muitos os casos de insônia registrados ao redor do mundo. Cerca de uma a cada dez pessoas sofrem de problemas relacionados ao sono. O principais sintomas relatados por quem já sofreu desse mal é a dificuldade em adormecer ou manter o sono por pelo menos 3 vezes na semana. Se você não entende porque tem insônia e pesquisa: Não consigo dormir, então continue aqui, porque vou te mostrar os principais erros que te impedem de dormir. 😉

Engana-se quem acredita que a insônia só prejudica durante a noite: a falta de sono pode trazer problemas também durante o dia, como irritação, dificuldades de concentração e dores de cabeça. Apenas 50% dos casos de insônia tem sua origem identificada. Dentre as possíveis causas, listamos os 5 erros mais comuns que podem fazer você ter insônia.  São eles:

 

Falta de exercício físico

A causa mais frequente dos distúrbios do sono é a falta de exercício físico. Quem trabalha o dia inteiro sentado em escritório pode terminar o dia com fadiga mental, mas muita energia acumulada no restante do corpo. Lembre-se: o corpo humano foi feito para o movimento! Tanto pela necessidade em queimar as energias acumuladas com as nossas alimentações quanto para o bom funcionamento do cérebro.

Com a prática de exercícios, o nosso corpo produz hormônios como endorfina, capaz de estimular a sensação de felicidade, tranquilidade e calma. Apesar dos benefícios, é importante estar atento ao horário da prática dos exercícios, pois hormônios como a adrenalina agem momentaneamente no corpo, mantendo-o em estado de alerta e atrapalhando o sono. Por isso o ideal é manter a prática de esportes durante o dia, deixando a noite livre para o descanso. Não se movimentar durante o dia é um dos grandes erros que muitas pessoas que não conseguem dormir cometem.

 

Alimentação ruim e fora do horário

O segundo motivo pelo qual o seu sono pode estar desregulado é a qualidade da sua alimentação. Quem consome muitos açúcares, coca-cola, chocolate, pimenta e outros estimulantes, tendem a sofrer mais com insônia do que quem os evita. 😮

O ideal é procurar alimentos ricos em triptofano (como nozes, aveia, leite e tomate), em vitamina B6 (como cenoura, cebola, levedura de cerveja, atum e banana), em vitamina C (como laranja, limão, acerola e morango), em magnésio (alho, nozes e ameixa seca) e em carboidratos complexos (como macarrão, batata e arroz integral). É importante ter em mente que o horário das refeições deve ser sempre respeitado, sendo o último (jantar) podendo ser no máximo 1h antes de se deitar, para evitar a indigestão.

 

Alimentos que melhoram o sono

 

Nicotina, álcool e outras drogas

Quem fuma sabe o quanto o cigarro pode enganar o sono. Acontece que a nicotina possui características estimulantes que afetam diretamente o nosso metabolismo, deixando-o tenso e em estado de alerta.

O álcool é outra droga vilã do sono, pois mesmo causando sonolência e acelerando o processo de adormecer, ele altera os ciclos do sono e não permite que se alcance o ciclo mais profundo, que é o único capaz de dar a sensação de descanso no dia seguinte. Outras drogas ilícitas que potencializam o efeito relaxante, como a Maconha, também alteram a qualidade do sono. Muitas pessoas dizem: Eu não consigo dormir, mas elas cometem erros tão graves como esse.

 

Utilizar aparelhos com luz artificial antes de dormir

O hábito de assistir televisão antes de dormir ou usar o telefone celular na cama é mais comum do que se imagina. Esses eletrônicos, assim como o computador, possuem telas luminosas fluorescentes que estimulam o nervo ótico da mesma forma que os raios solares, alterando a percepção de dia e noite no nosso cérebro, esse é um dos hábitos que mais impede as pessoas de conseguir dormir bem.

Neste ambiente a Melatonina, principal hormônio regulador do sono, não pode ser desenvolvidos pelo nosso organismo, prejudicando o nosso sono.O ideal é evitar qualquer tecnologia próximo a hora de dormir, mantendo-os fora do quarto e utilizando-os no máximo até 1h antes de se deitar. O ideal é manter a iluminação do quarto com lâmpadas incandescentes ou halogenas amareladas.

Caso não haja a possibilidade de se desapegar dos gatgets eletrônicos, há alguns aplicativos que podem mudar a iluminação da tela dos celulares e computadores, como o f.lux e o recurso Night Shift do iOS 9.3, que reduzem bastante o estimulo ocular e garantem a noite de sono sem problemas.

 

 

O que fazer Quando Você Não Consegue Dormir Bem?

Ok. Agora você já sabe o que não deve fazer para começar a dormir melhor durante a noite, porém, você também precisa saber o que fazer para começar de fato ter noites de sono melhores e mais tranquilas.

Vou mostrar alguns passos que você deve seguir:

Primeiro: Se desligue do que pode tirar seu sono pelo menos, 1 hora antes de dormir.

Segundo:  Tome um banho e uma xícara de chá (Raiz da alface, Erva-Cidreira e Camomila)

Terceiro: Faça um relaxamento de pelo menos 15 minutos antes de dormir, com a luz do quarto apagada. Coloque os fones de ouvido e ouça um som relaxante com os olhos fechados.

Quarto: Mantenha seu quarto escuro e se achar melhor pode deixar uma música relaxante tocando baixinho.